Santo André e Ribeirão Pires vacinam contra a raiva
quinta-feira, 26 de abril de 2012A cidade de Santo André e Ribeirão Pires são as únicas cidades da região a receber a Campanha de Vacinação Antirrábica no primeiro semestre. Isso acontece porque o Estado recebeu 3,8 milhões de doses de vacina do Ministério da Saúde, quando o ideal para atender todo o Estado seriam 8 milhões. Com isso, houve necessidade de priorizar municípios com maior vulnerabilidade à raiva.
Em Ribeirão Pires, a campanha será realizada de 2 a 26 de maio. A meta é vacinar cerca de 16 mil animais, sendo 13.591 cães e 2.892 gatos. A população terá à disposição 70 postos volantes pela cidade.
A expectativa de Santo André é imunizar cerca de 60 mil animais, no período de 21 de maio a 4 de junho. Para isso, serão disponibilizados 62 postos volantes e fixos.
CONSCIENTIZAÇÃO
Em 2010, devido a reações adversas, 217 cães e gatos morreram após tomar a vacina; em seguida, a campanha foi suspensa.
As mortes mobilizaram donos de animais de estimação, que passaram a ter medo de vacinar seus bichos.
No entanto, a recomendação da professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Metodista Tania Fernandes é para que a imunização seja feita, ainda que em clínicas particulares, que cobram de R$ 20 a R$ 40 pela vacina.
A raiva acomete mamíferos e envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. De acordo com a especialista, é indicado que a vacinação seja anual.
Fonte: Diário do Grande ABC