Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires pedem visita de ministro da Saúde
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013Saulo Benevides (PMDB) e Gabriel Maranhão (PSDB), prefeitos de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra respectivamente, pediram ajuda ao prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, Luiz Marinho, para articular uma visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, às cidades ainda nesta semana. Os chefes de Executivo querem discutir questões regionais como a implantação de UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e custeio de hospitais. Maranhão mantém a expectativa de que o ministro atenda a solicitação ainda nesta semana.
Presentes no encontro de prefeitos realizado pelo governo federal entre 28 e 30 de janeiro, Benevides e Maranhão não tentaram falar com a presidente Dilma Rousseff, que recebeu em seu gabinete apenas os petistas Carlos Grana, prefeito de Santo André, Luiz Marinho, chefe do Executivo da Cidade de São Bernardo, e Donisete Braga, responsável por Mauá. “Criamos esta estratégia. Fomos juntos porque o encontro reuniu quase quatro mil prefeitos. Então queríamos apresentar aos ministros nossos projetos de Saúde e Turismo”, explica Benevides.
De acordo com o prefeito, as obras do Hospital Municipal de Ribeirão Pires estão em fase final e devem ser entregues ainda neste semestre. No entanto, a estância turística não tem condições de sustentar o funcionamento do equipamento. “Ribeirão não vai ter como custear. Então fui pedir auxílio do governo federal, pois o nosso hospital é importante também para Mauá e Rio Grande da Serra, já que irá desafogar o atendimento do Hospital Nardini”, continua o chefe do Executivo de Ribeirão.
Já na vizinha Rio Grande da Serra, a demanda giram em torno da instalação de uma UPA. “Uma das demandas é o cadastro da cidade para pedir uma UPA”, contou o Gabriel Maranhão, que avalia a agenda como positiva, pois, apesar de não encontrar o ministro da Saúde (que foi à Santa Maria, no Rio Grande do Sul, por conta da tragédia na boate Kiss), ele conseguiu conversar com o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), que se mostrou disposto a trabalhar as demandas de ambas as cidades.
Fonte: Repórter Diário