Ribeirão Pires: Processo de cassação abala Saulo Benevides
quinta-feira, 29 de novembro de 2012A tensão dá o tom no grupo aliado ao prefeito eleito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB). O futuro chefe do Executivo admitiu que não conseguiu dormir direito na noite de segunda-feira e demonstrou preocupação com o parecer da PRE-SP (Procuradoria Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), que se manifestou pela cassação do registro de sua candidatura.
O peemedebista é acusado de praticar crime de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral. O então candidato teria utilizado jornal da cidade a seu favor e a estrutura da campanha – carros e cabos eleitorais – para distribuir o material pela cidade.
A corrida agora é contra o tempo. O PMDB torce para que a juíza do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) Clarissa Campos Bernardo coloque o processo em votação após a diplomação, marcada para o dia 19. A ação com o parecer negativo da PRE chegou ontem pela manhã ao gabinete da magistrada. A avaliação é a de que diplomado Saulo ganha força para assumir o cargo, pois pode encontrar facilidade para obter liminar, caso tenha julgamento desfavorável.
Koiti Takaki, homem-forte do grupo peemedebista, prega calma aos apoiadores e confessa que a opinião da PRE abateu o grupo eleito para comandar a cidade a partir de 1º de janeiro. “É inegável (o abalo). Mas esse é o ônus que temos que carregar. Precisamos ter calma e pé no chão”, pondera.
Saulo acredita que a vitória obtida em Ribeirão sensibilizará os juízes do TRE. “A tendência do colegiado é manter a decisão de primeira instância. O juiz do município foi quem acompanhou a campanha de perto e sabe da realidade.”
Caso o TRE casse o registro, a cidade passará por outra eleição, pois o peemedebista teve mais de 50% dos votos válidos. Neste cenário, o presidente da Câmara Municipal de Riberão Pires assumirá o Executivo para preparar o pleito.
Fonte: Diário do Grande ABC