Ribeirão Pires prepara mais 300 moradores para mercado de trabalho
quarta-feira, 17 de julho de 2013A Prefeitura de Ribeirão Pires entregou na última sexta-feira, dia 12, os certificados de conclusão de curso para 300 alunos do Centro de Formação Profissionalizante Prof. Paulo Freire. Familiares e formandos de 14 cursos oferecidos gratuitamente no 1º semestre deste ano participaram da cerimônia de entrega dos certificados, na Tenda Multicultural.
“Esses moradores participaram dos cursos para se prepararem para novos tipos de atividades. Com as bases das práticas profissionais das áreas que escolheram cursar, eles terão novas oportunidades de ingressar no mercado de trabalho e gerar renda própria. Sem contar o conhecimento adquirido, que foi transmitido com muito empenho pelos professores de nosso Centro e graças a parceiros como o SENAI”, afirmou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e primeira dama da cidade, Michelle Benevides.
No 1º semestre de 2013, a Prefeitura realizou cursos de corte e costura, lingerie, práticas administrativas, secretariado, operador de telemarketing, assistente administrativo, elétrica, hidráulica, pedreiro assentador, informática, pintura em tecido, padaria, marcenaria e marchetaria.
Representante dos alunos, João Batista de Carvalho, 60 anos, formando do curso de auxiliar administrativo, falou aos presentes sobre mais uma etapa de estudos concluída. “Agradeço ao Centro Paulo Freire que nos cedeu espaço para fazermos o curso. Sou testemunha de que precisamos ter atitude. Sem isso, não temos reação perdemos oportunidades, principalmente os jovens”, contou Carvalho, que recebeu seu primeiro certificado pelo SENAI em junho de 1975.
Inscrições para o 2º semestre
O Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire abre hoje (15) até o dia 19 de julho, inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Ribeirão Pires. São 17 modalidades diferentes, entre informática, corte e costura, prática administrativa, padaria artesanal, entre outros (lista completa abaixo).
Para efetuar as inscrições, é necessário comparecer neste período no Centro de Formação Paulo Freire – Avenida Francisco Monteiro, 2.940, Santa Luzia – com os seguintes documentos (cópia e original): RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda. Adolescentes menores de 18 anos deverão estar acompanhados de responsável. O local fica aberto das 8h30 às 16h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4827 8555.
Cursos:
– Informática: oferecido para adolescentes, a partir de 14 anos, adultos e também idosos. Há turmas nos três períodos: manhã, tarde e noite.
– Corte e Costura: curso básico, oferecido em dois períodos (manhã e tarde) para pessoas a partir de 16 anos.
– Lingerie: curso oferecido para pessoas que já tenham noções de corte e costura, apenas no período da manhã e para maiores de 16 anos.
– Prática Administrativa: o curso oferece noções de Departamento Pessoal para maiores de 16 anos em dois períodos, manhã e tarde.
– Operador de Telemarketing: técnicas para a profissão e noções para recepcionistas em curso oferecido em período da tarde para maiores de 16 anos.
– Iniciação ao Secretariado: curso de noções de trabalho com documentos comerciais, oferecido pela manhã para maiores de 16 anos.
– Pintura Artística em Tecido: curso oferecido para iniciantes e também para ex-alunos, com idade superior a 16 anos, em dois períodos (manhã e tarde).
– Artesanato: curso oferecido em período matutino e vespertino para maiores de 16 anos.
– Padaria Artesanal: oferecido para adultos, o curso profissionalizante acontecerá de manhã e de noite.
– Padaria Artesanal Adolescente: voltado para jovens com idade entre 14 e 17 anos, o curso oferece noções de padaria artesanal para iniciantes. As aulas acontecerão apenas no período da tarde.
– Marcenaria Artesanal: noções gerais sobre o ramo para formação de mão de obra especializada em madeira, voltada para maiores de 16 anos e oferecido no período da tarde.
– Marcenaria Brinquedos Pedagógicos e Materiais Didáticos: o curso, voltado para um trabalho específico da marcenaria, acontecerá apenas no período noturno para maiores de 16 anos que já tenham noções de marcenaria artesanal.
– Vassoura Ecológica: confeccionando com reciclagem de garrafas pet, o curso é uma alternativa ecológica para jovens e adultos, com aulas durante a tarde.
– Marchetaria Geométrica Avançada: técnica de ornamentar as superfícies planas, através da aplicação de materiais diversos como a madeira. Curso oferecido no período da manhã.
– Pedreiro Revestidor: parceria com o SENAI, é necessário noções de pedreiro assentador e ter mais de 18 anos. Curso oferecido no período da manhã.
– Elétrica Residencial: curso também em parceria com o SENAI, para maiores de 18 anos e nos períodos de tarde e noite.
– Assistente Administrativo: outro curso oferecido em parceria com o SENAI, este para maiores de 16 anos e apenas no período da noite.
Fonte: Repórter Diário