Ribeirão Pires oferece cursinho gratuito com professores da USP
quarta-feira, 31 de agosto de 2011Os estudantes da cidade de Ribeirão Pires que precisam se preparar para o temido vestibular, mas não têm dinheiro para pagar por aulas preparatórias, encontram no Cursinho Popular dos Estudantes da Universidade de São Paulo uma opção. Parceria entre a Prefeitura e a associação sem fins lucrativos fundada por alunos e ex-alunos da USP, o cursinho é oferecido desde 2007 e oferece, anualmente, 160 vagas.
Os postos são preenchidos em sua totalidade por alunos da rede pública previamente selecionados por meio de levantamento socioeconômico. É preciso também fazer uma prova. São duas turmas no período diurno, com 80 vagas, e mais duas no período noturno, com outras 80 vagas.
Os alunos da manhã e tarde estudam no auditório da Escola Municipal Valberto Fusari, situada no Complexo Educacional Ayrton Senna. Já as aulas noturnas são realizadas na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, na Rua 1° de Maio, 170, no Jardim Itacolomy.
A estudante Ana Carolina da Cruz, 17 anos, encontrou no AcepUSP a chance que precisava, já que a família não têm condições de pagar por cursinho particular. A jovem quer fazer Filosofia na USP, dedica-se principalmente às aulas de exatas. “Matemática e física são minhas maiores dificuldades, mas os professores ajudam bastante e fazem a matéria se tornar mais fácil”.
Ana Carolina estuda na EE Senador Casemiro da Rocha, em Ouro Fino, no período da manhã. À tarde, fica das 14h às 17h40 no cursinho e depois continua estudando em casa. “Muita coisa que vi no cursinho não aprendi na escola, principalmente sobre literatura.”
As inscrições para o cursinho preparatório são realizadas na Secretaria de Educação e Inclusão, geralmente ao fim de cada ano letivo. Após as inscrições, são realizados prova seletiva e o levantamento socioeconômico dos candidatos.
Fonte: Diário do Grande ABC