Ribeirão Pires celebra Dia do Trabalhador com abertura da Festa de Nossa Senhora do Pilar
quinta-feira, 2 de maio de 2013Teve início nesta quarta-feira, dia 1º de maio, a 77ª edição da Festa de Nossa Senhora do Pilar. O evento popular gratuito, um dos mais tradicionais em todo Estado de SP, acontece na Igreja do Pilar e no entorno da Capela na Avenida Santa Clara S/N bairro Santa Clara. Na programação, realizada também nos dias 03, 04 e 05 de maio, há missa, procissão, atividades ao público infantil e o melhor da cultura de raiz.
Às 10h da manhã desta quarta-feira, centenas de fiéis chegaram cedo à Igreja do Pilar para a missa com o Padre José Silva. A celebração religiosa homenageou o Dia do Trabalho, São José dos Operários, padroeiro dos trabalhadores, e Nossa Senhora do Pilar. Devemos nos lembrar sempre desta festa. Pilar significa sustentação, fixação. Nossa Senhora abençoa este lugar e todos que aqui visitam, disse o Padre durante a Missa.
Entre os fiéis estava Anna de Lourdes Vieira, de 82 anos, moradora de Santo André. Há mais de 40 anos, Anna não perde a festa. Venho em agradecimento, pois fiz uma promessa para ajudar meu marido e fui atendida, conta a devota. Na primeira vez que visitei a Igreja, estava com meu compadre, que me contou a história da Capela, que foi erguida há muito tempo por um fiel que teve graças atendidas pela Santa, lembrou Anna.
O primeiro dia da festa na cidade de Ribeirão Pires também atraiu muitas famílias ao bairro Santa Clara. Regiane Aparecida Vido, de 39 anos, também marca presença nos festejos anualmente, desde os 10 anos. Acompanhada pelo filho, Renan, de 08 anos, e de familiares, a moradora do bairro Santa Luzia, próximo ao local do evento, considera a Festa de Nossa Senhora do Pilar uma tradição. Acho muito importante que a cidade mantenha uma festa como essa e resgate o principal, que é a história deste lugar, disse.
Regiane e a família prestigiaram o show principal desta quarta-feira, do Padre Antonio Maria. Shows como esse também atraem muitas pessoas de fora da cidade, o que é interessante para que conheçam a história da Igreja e a região, opinou a moradora.
A festa ainda contará com a participação das duplas sertanejas Marcos & Bueno, Wesley & Rafael e Ricardo & Marcel, a partir das 19h do dia 3 de maio.
No dia 4 de maio, o grupo AZ de Ouro da cidade de Mauá sobe ao palco às 17h, seguido pelo grupo Azes do Nordeste, às 18h. Na capela, o grupo ORBE faz uma apresentação de músicas tradicionais do Brasil, seguido pelo grupo Balangandans, em duas apresentações, no dia 4 e 5 de maio, a partir das18h. Na mesma data, às 21h, a dupla Cezar & Paulinho traz a cultura sertaneja de raiz típica da festa.
A dupla Roger & Rogério encerrará a programação cultural da 77ª Festa de Nossa Senhora do Pilar. Os sertanejos sobem ao palco no domingo, 5 de maio, a partir das 21h, e prometem agitar o público com grandes sucessos da carreira.
A Festa do Pilar faz parte das comemorações do Tríduo aos 300 anos da Capela de Nossa Senhora do Pilar, iniciado em 2011. Durante três anos, até 2014, festividades relacionadas à capela fazem parte da comemoração ao aniversário da capela tricentenária.
Fonte: Prefeitura Ribeirão Pires