Ribeirão: IV Divisão vai ganhar Praça dos Esportes e Cultura em 2013
sexta-feira, 21 de setembro de 2012Ribeirão Pires vai ganhar em 2013 sua primeira Praça dos Esportes e Cultura (PEC). A estrutura irá ser construída no bairro IV Divisão em parceria com o Governo Federal.
A Praça dos Esportes e Cultura é um projeto oferecido via Programa de Aceleração do Crescimento 2, também do esfera Federal. De 2011 a 2014, está prevista a construção de 800 PECs, sendo que na primeira seleção, realizada em setembro de 2010, foram contempladas 401 propostas.
O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das Praças foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que desenvolveu três modelos de Praças, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m².
Ribeirão Pires foi contemplada com o segundo modelo, de 3.000m², que inclui dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: Cras; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada. O valor de investimento para esse modelo é de R$ 2,02 milhões, de acordo com a Sinapi/Caixa.
De acordo com a Prefeitura de Ribeirão Pires, o dinheiro já foi depositado e a obra se encontra com o processo de licitação em andamento. A empresa vencedora deve ser anunciada no dia 20 de outubro e se não houver nenhuma complicação com a escolhida, os trabalhos devem começar em até 90 dias. O prazo de conclusão da PEC é de seis meses.
“Vejo a PEC como suma importância porque é uma ferramenta multicultural, que vai ajudar toda a comunidade”, afirma Guto Volpi, chefe da Sejel e que em encabeça o projeto.
A IV Divisão foi escolhida para receber a PEC por ter terreno da administração disponível e que atende os requisitos do Governo Federal. No entanto, a Prefeitura estuda apresentar novos pedidos, e um dos bairros que pode ser contemplados é o Jardim Caçula.
O projeto foi desenvolvido em uma Unidade Gestora Local (UGL), formada pela Secretaria de Juventude, Esporte, Lazer Cultura e Turismo (Sejel), Educação e Inclusão, Obras e Políticas Comunitárias.
Trabalho social
Dentro do edital, uma das exigências para aprovação da PEC é a participação da comunidade na obra. A UGL precisa montar um grupo de moradores que irão, voluntariamente, acompanhar todas as etapas.
No último sábado aconteceu a primeira reunião, com cerca de 40 pessoas, onde a novidade foi anunciada e oito pessoas se prontificaram.
“Eles ficaram impressionados com a qualidade do projeto, que vai beneficiar toda uma comunidade”, disse o coordenador de programas para juventude da Prefeitura de Ribeirão Pires, Beto Teoria, membro da UGL e que coordena a interação social da obra com a comunidade.
Fonte: Folha de Ribeirão