Ribeirão intensifica ações de prevenção e combate à Tuberculose
sexta-feira, 8 de março de 2013As ações de prevenção à Tuberculose estão sendo intensificadas neste mês em Ribeirão Pires. Até o dia 17 de março, a Secretaria de Saúde e Higiene do município promove campanha para alertar os moradores sobre sintomas da doença, os cuidados que devem ser tomados, além de reforçar divulgação dos serviços disponíveis na rede, inclusive o exame gratuito para diagnóstico da Tuberculose.
O principal objetivo da campanha é diagnosticar precocemente a doença, garantir o tratamento adequado e evitar a transmissão, explicou a Coordenadora do Programa Municipal Tuberculose, Nanci Garrido Butin.
Neste ano, até a presente data, a Prefeitura de Ribeirão Pires já registrou 03 casos da doença. Em 2012, foram 25 casos. A forma mais comum da Tuberculose é a pulmonar.
Os principais sintomas da doença são tosse, com ou sem catarro, febre, suores noturnos, perda de peso, cansaço e dor no peito. Pessoas com tosse persistente por mais de duas semanas devem ficar atentas.
Nesses casos, a orientação é procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima e, se e necessário, coletar o exame do escarro. O serviço também está disponível gratuitamente no Ambulatório Municipal de Infectologia, à Avenida Francisco Monteiro, 205 Centro.
A doença é transmitida de pessoa para pessoa, de forma direta. Ao espirrar ou tossir, o doente expele os bacilos nas pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, que será contaminada.
A prevenção com a vacina BCG, obrigatória para menores de 01 ano, só protege crianças e adultos jovens contra as formas mais graves da doença. Portanto, alguns cuidados são fundamentais. A luz do sol e a ventilação de ambientes ajudam a diminuir o risco da transmissão. A vacina BCG está disponível gratuitamente na rede municipal de saúde para menores de 01 ano.
Vale lembrar que a Tuberculose tem cura. Assim que diagnosticado, o tratamento pode ser feito gratuitamente na rede municipal de saúde. Sem interrupções, a doença pode ser curada em 06 meses, enfatizou o Secretário de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Dr. Fernando Antonio Blandi.
Prêmios atestam qualidade nas ações de controle da Tuberculose
Em 2012, a rede municipal de saúde na cidade de Ribeirão Pires garantiu pela quarta vez o prêmio em Qualidade nas ações de controle da Tuberculose, que atesta a capacidade atingida de cura de mais de 85% dos casos diagnosticados pelo município. O prêmio, concedido pelo governo estadual, através da Coordenadoria de Doenças do Centro de Vigilância Epidemiológica, reconhece a eficiência das ações realizadas na cidade.
Fonte: Ribeirão Pires