Programa custeia ligações de esgoto em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou ontem a lei que cria o programa Se Liga na Rede. A ação irá custear novas conexões da rede de esgoto para imóveis de famílias com baixa renda em São Bernardo. guia de Ribeirão Pires e guia de Rio Grande da Serra, municípios nos quais o serviço de coleta é de responsabilidade da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.
No total, serão investidos R$ 349,5 milhões para ligações de esgoto de 192 mil residências em todo o Estado, sendo 80% dos recursos custeados pelo governo estadual e os 20% restantes pela Sabesp. As obras terão início entre junho e julho deste ano e a intenção é que sejam finalizadas no prazo de oito anos.
A medida será adotada nos imóveis que não possuem sistema de esgoto interno, mas que já tenham a rede coletora instalada na rua.
De acordo com dados do Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010 o Grande ABC possuía 65.883 domicílios sem coleta de esgoto.
“É comprovado que acesso ao saneamento tem impacto direto na qualidade de vida da população, principalmente na saúde. A iniciativa tem de ser comemorada, mas poderia ter sido feita antes”, disse a professora de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC Vania do Nascimento.
Fonte: Diário do Grande ABC