Prefeitura executa ações de combate à dengue em Ribeirão Pires
quarta-feira, 10 de abril de 2013A Prefeitura de Ribeirão Pires está recolhendo, em terrenos vazios de bairros que fazem divisa com outros municípios, recipientes onde há acumulo de água. A medida faz parte do cronograma de tarefas da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade na Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue.
Até este sábado, dia 13, a Secretaria de Saúde na cidade de Ribeirão Pires promove a ação, que inclui distribuição de folhetos com informações sobre o mosquito transmissor da dengue, sintomas e tratamento da doença, bem como formas de preveni-la.
O material está sendo distribuído nos principais comércios, escolas e unidades de saúde na região do Parque Aliança e Jardim Serrano, bairros que fazem divisa com Mauá município em que há incidência do Aedes aegypti.
Nesta sexta-feira, dia 12, os profissionais do CCZ irão eliminar possíveis criadouros em escolas e unidades de saúde, com visita dos agentes de combate às endemias e coleta de larvas, que serão identificadas posteriormente pelo próprio CCZ.
Para encerrar a Semana de Mobilização, no dia 13, sábado, serão realizadas atividades na Praça Central da cidade, das 9h às 16h. No local, serão expostas amostras de larvas e do mosquito transmissor. Profissionais da Secretaria de Saúde e Higiene irão distribuir materiais informativos à população.
Ação permanente de combate à dengue em Ribeirão Pires
A Prefeitura Ribeirão Pires mantém durante todo o ano, por meio do CCZ, trabalhos para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. As equipes de agentes de saúde montam e fiscalizam armadilhas espalhadas pelo município para verificar se há a presença de larvas do mosquito em alguma região da cidade.
Este tipo de fiscalização também é feita nos chamados Pontos Estratégicos, que são ferros-velhos e cemitério, entre outros, onde há acumulo de água em recipientes como pneus e vasos, condição e locais com grande potencial para a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Os agentes também atendem demandas onde há suspeita de focos do mosquito. Através do telefone 4824-3748, os moradores podem solicitar que agentes verifiquem residências e áreas onde possa haver focos do Aedes aegypti. Se constatado algum foco do mosquito, uma equipe de agentes realiza trabalho de orientação aos moradores da região onde foram encontradas larvas.
Campanhas e ações educativas também fazem parte das ações de combate ao mosquito, já que conscientizam moradores a não deixar água parada nos locais onde o mosquito se prolifera.
Fonte: Prefeitura Ribeirão Pires