Parte esquecida de Ribeirão Pires, Centro Alto recebe ação
quarta-feira, 26 de outubro de 2011A população do Centro Alto da cidade de Ribeirão Pires será atendida com serviços sociais no domingo, quando o local recebe o Diário do Grande ABC nos Bairros. A iniciativa é oportunidade para que os moradores da região, tida como a mais esquecida do município, tenham acesso à emissão de RG e carteira de trabalho, além de atividades culturais e de Saúde.
Apesar de concentrar população de classe média em sua maioria, o Centro Alto é carente de investimentos, segundo o secretário de Promoção Social de Ribeirão Pires, Eduardo Nogueira. “Ainda que tenhamos infraestrutura adequada, nos falta banco, mais pontos comerciais e serviços de lazer”, enumera.
Segundo ele, estão programadas uma Unidade Básica de Saúde para o local e uma creche. “Agora que estamos começando a levar serviços para essa população, mas temos que correr, para que nossos consumidores não migrem para municípios vizinhos, como Mauá”, destaca.
Por estar localizada do lado oposto do Centro de Ribeirão Pires, onde está a Vila do Doce, o Complexo Ayrton Senna, o Teatro Municipal e a tradicional Rua do Comércio, a população do Centro Alto se sente mais isolada, segundo a desempregada Rosimari Gonçalves de Souza, 31 anos. A mãe de cinco filhos conta que o custo de vida aumentou desde que o município passou a investir no turismo. “Isso encarece os produtos, então o mercado não tem concorrência e cobra o que quer”, diz.
As opções de lazer também são restritas para Rosimari, que escolheu morar na cidade devido ao preço mais baixo do imóvel, há 15 anos. “Não tenho como levar as crianças sempre até a Vila do Doce, por exemplo, porque é muito caro”, diz.
SERVIÇOS
No domingo, a EE Dom José Gaspar recebe o Diário do Grande ABC nos Bairros das 10h às 16h. Na oportunidade, serão oferecidos serviços como higienização de pele, corte de cabelo, emissão de RG e carteira de trabalho pela Delegacia Seccional de Santo André (responsável pelo município) e orientação de cadastro de currículo.
Na área da Saúde, a população poderá aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia e orientação alimentar, além de avaliação odontológica e orientação de higiene bucal. Outra opção será a oficina de artesanato e, para as crianças, cama elástica, tobogã e apresentação da Guarda Civil Municipal de São Caetano, às 11h, com peça de teatro sobre educação ambiental com fantoches.
Fonte: Diário do Grande ABC