Festival do Chocolate de Ribeirão Pires abre espaço para artistas da região
quarta-feira, 24 de agosto de 2011Nos últimos três finais de semana, o 7º Festival do Chocolate movimentou a Estância Turística de guia Ribeirão Pires. Mais de 235 mil pessoas visitaram o evento, atraídas pela gastronomia e pela variedade cultural. A exemplo de outras edições, a festa democratizou o acesso às atrações musicais, teatrais, de dança – entre outras formas expressões artísticas, e contribui com uma importante causa social: cada ingresso para as principais atrações musicais da festa foi trocado por um quilo de alimento, resultando na arrecadação de 100 toneladas de mantimentos doados às entidades sociais da cidade.
A diversidade da programação conquistou crianças, jovens, adultos e idosos. Durante os nove dias do evento, o público pode conferir mais de 90 atrações culturais em diversos pontos da festa. A mistura de estilos foi novamente aprovada pelos visitantes.
“O estilo do Festival desse ano foi uma ótima sacada”, elogiou a moradora da IV Divisão, Meire Gonçalves, 37 anos, que participou das edições anteriores da festa. “A programação abrangeu muito a família. Todos acabam participando, porque há atrações para todo mundo”, opinou.
A programação cultural contou com a participação de visitantes inusitados, os bonecos gigantes da ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas), que desfilaram pelo Complexo Ayrton Senna acompanhando a batida da Banda Lyra de Mauá. A fanfarra, aliás, atraiu os olhares de muitos jovens e crianças que pela primeira vez assistiam a esse tipo de desfile.
“Estou gostando muito. Meus filhos nunca tinham assistido a uma apresentação assim. Acho muito interessante o Festival do Chocolate trazer uma atração como essa, já que muitos jovens não sabem apreciar esse tipo de música por que não conhecer?”, opinou Vânia Oliveira Rodrigues dos Santos, 35 anos, moradora de Suzano, que assistiu ao desfile acompanhada dos três filhos e do marido, no último domingo, dia 14.
Os Narradores de Cordel também encantaram o público na praça de alimentação, além de shows do violonista Robson Miguel, Grupo Orb, com o melhor da música regional brasileira, banda Gullivera e a cantora de Soul e Black Music Thulla Melo, entre outros.
Além de abrir espaço para os trabalhos dos artistas da região, o Festival do Chocolate trouxe à cidade artistas renomados no cenário nacional. Nessa edição, a “rainha do rock”, Rita Lee, abriu a série dos grandes shows da festa. Roupa Nova e a dupla César Menotti e Fabiano também se apresentaram no primeiro final de semana. Mais de 22 mil pessoas compareceram aos shows.
Além de abrir espaço para os trabalhos dos artistas da região, o Festival do Chocolate traz à cidade artistas renomados no cenário nacional. Nessa edição, a “rainha do rock”, Rita Lee, abriu a série dos grandes shows da festa. Roupa Nova e a dupla César Menotti e Fabiano também se apresentaram no primeiro final de semana. Mais de 22 mil pessoas compareceram aos shows.