Escolas municipais de Ribeirão Pires têm novos projetos
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012A Secretaria de Educação e Inclusão promove com as escolas da rede de ensino municipal em guia Ribeirão Pires diversos trabalhos que serão difundidos durante todo o ano. Aulas de inglês para alunos de 1º a 5º ano, Educação Ambiental e Escola Empreendedora são alguns dos projetos que serão abordados.
Jovens Empreendedores
Além das aulas de inglês, que foram implementadas nas escolas da rede municipal para alunos de 1º a 5º ano, durante o ano de 2011, os professores da rede pública de Ribeirão Pires receberam capacitação graças a uma parceria com o SEBRAE, apresentando o projeto Jovens Empreendedores. Em forma de oficinas, eles puderam participar de dinâmicas que servirão para que seja trabalhada a questão do empreendedorismo em sala de aula.
Dessa maneira, durante esse ano, alunos da rede municipal de 1º a 5º ano receberão, cada um, uma apostila para que o assunto seja abordado em sala de aula. O conteúdo é multidisciplinar e deverá ser inserido na rotina da escola. Cada professor poderá trabalhá-lo da maneira que achar mais interessante.
Educação ambiental
A temática ambiental também fará parte do dia a dia dos alunos da rede municipal, assim como em 2011. Projetos como o Programa Criança Ecológica foram colocados em prática e mais de 900 crianças, com idade entre 8 e 9 anos, receberam informações sobre aquecimento global, desenvolvimento sustentável, bacias hidrográficas, uso racional da água e muitos outros temas.
Além disso, os alunos também participaram do projeto Óleo Legal. Todas as escolas da rede municipal de ensino receberam um recipiente para que a comunidade escolar possa coletar o óleo residual gerado na própria instituição de ensino.
Os alunos também foram orientados a trazer recipientes pequenos, fechados, para armazenarem o material na escola, como proposta de conscientizar sobre a defesa do meio ambiente, oferecendo destino correto para óleo de cozinha que é gerado nas residências.
Complementando o trabalho feito em sala de aula, os alunos receberam orientação, de forma lúdica e artística, sobre como destinar corretamente o óleo usado, com apresentação teatral realizada por trupe de atores.
Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires