Curso capacita professores da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires
sexta-feira, 8 de março de 2013Três orientadores de estudo de Ribeirão Pires participaram na última semana de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), enviados pela Secretaria de Educação e Inclusão a cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. Essa foi a primeira etapa de curso na cidade de Ribeirão Pires que depois deverá ser difundido entre professores alfabetizadores da rede municipal.
O curso de formação para os orientadores de estudos terá um total de 200 horas. O primeiro encontro foi realizado em uma semana total de 40 horas. Os próximos encontros ainda deverão acontecer. Seminários, atividades de monitoramente e planejamento fazem parte do cronograma.
A formação inclui tópicos como reconhecimento na formação continuada dos professores; reflexão sobre diferentes concepções; cotidiano de sala de aula; papel das experiências pessoais e profissionais na construção da identidade profissional; importância da trajetória pessoal para compreensão de práticas pedagógicas; planejamento e desenvolvimento de projetos; discussão sobre alfabetização; e aprofundamento de conhecimentos discutidos ao longo da formação.
Segundo a Secretaria de Educação e Inclusão, Leonice Moura, o Pacto Nacional vem de encontro ao trabalho da secretaria para oferecer qualidade de ensino aos alunos da rede municipal. Para 2013, foi programado treinamento e capacitação dos professores, coordenadores e orientadores. A secretaria pretende ampliar o currículo dos profissionais, explica a vice-prefeita e secretária.
Os orientadores de estudo, depois de cada módulo de formação, ficam responsáveis em passar o que foi aprendido em curso para os professores alfabetizadores do município primeiro, segundo e terceiro ano do ensino fundamental. Eles devem ministrar curso de formação, acompanhar práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula, avaliar frequência, manter registros de atividades e apresentar relatórios.
O PNAIC é um programa integrado de educação, cujo objetivo é alfabetizar em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras. Assim, em parceria do Ministério da Educação (MEC) e das redes de ensino públicas, cursos estão sendo realizados para formar orientadores de estudo que irão capacitar professores alfabetizadores que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I.
Fonte: Prefeitura Ribeirão Pires