Conselho de Segurança pede a instalação de câmeras em Ribeirão Pires
terça-feira, 1 de março de 2011Foi entregue ontem, pelas mãos da presidente do Conselho de Segurança Pública de Ribeirão Pires, Carla Soares, um abaixo assinado pedindo a implantação de câmeras de segurança no Centro da cidade ao prefeito da Estância Clóvis Volpi (PV). As assinaturas recolhidas em meio aos comerciantes da cidade pedem que Volpi instale os equipamentos em toda a região central e adjacências. O chefe do Executivo recebeu o documento em seu gabinete, e anunciou que já abriu processo para a contratação de empresa responsável. A verba virá da contrapartida da licitação dos coletivos na cidade.
“Foi uma iniciativa criada no Conseg, que a exemplo do que foi visto em outras cidades, achou interessante a instalação dessas câmeras em Ribeirão Pires porque reduz drasticamente o número de crimes na cidade”, afirma Carla Soares.
O plano seria que a administração do verde contrate uma empresa terceirizada, que ficaria com a responsabilidade da instalação e manutenção de todo o aparato. A partir daí, representantes da Polícia Militar, Trânsito e Guarda Civil Municipal iriam ter acesso as imagens e acompanhar em tempo real o que acontece na cidade. As câmeras, que transmitem ao vivo e também gravam, teriam inclusive funções de zoom e mudança de foco.
“Nas cidades que contam com esse tipo de monitoramento comprovam a eficiência desse tipo de trabalho. Em alguns casos se reduz mais da metade do índice de violência. Por isso pedimos a sua instalação não só no Centro, mas em toda a região mais próxima”, explica Carla Soares.
Para ilustrar melhor a função das câmeras, Carla usou o incidente do Bloco das Mocreias no último domingo. “Esse é um exemplo claro. Com as câmeras essa violência poderia ter sido reduzida e depois os envolvidos nas agressões reconhecidos”, finalizou a presidente do Conseg.
Durante a reunião, Volpi não só recebeu a papelada, como fez o anúncio do andamento desse projeto. “Tenho uma boa notícia para dar a vocês. Já temos o dinheiro para investir no monitoramento da região central e iremos disponibilizar até R$ 200 mil para desenvolver este tipo de trabalho. Agora iremos abrir o processo de escolha da empresa para que ela apresente o projeto”, anunciou o prefeito Clóvis Volpi.
Para a Polícia Civil da cidade, esse benefício é de grande valia.
“É de suma importância pois monitora quem entra e sai da cidade. Além disso fica muito mais fácil o reconhecimento de criminosos e inibe em grande parte a ação dos bandidos. Alguém que tenha o objetivo de assaltar um banco, por exemplo, vai pensar duas vezes se souber que está sendo filmado”, diz o chefe do Setor de Investigações da Polícia Civil Salvador Marques, o Trovão.
Fonte: Folha Ribeirão