Após tentar fugir da polícia, homem é preso por porte ilegal de arma em Ribeirão Pires
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011Sérgio Bitaraes Soares, encanador de 40 anos e morador do Planalto Bela Vista, em guia da cidade Ribeirão Pires, foi preso em flagrante na madrugada de ontem. O acusado foi abordado por policiais militares em um veículo, onde foi encontrada uma arma de fogo irregular. Sérgio foi levado ao Centro de Detenção Provisória de Mauá.
Segundo as informações da polícia de Ribeirão Pires, Sérgio quase escapou de ir para a prisão.
O indiciado, acompanhado de uma mulher que estava no volante do Citroen C3, trafegava pela Rua João Domingos de Oliveira, centro da cidade, por volta da meia noite de ontem. Na altura do número 320 da via, estavam de plantão alguns militares, que faziam uma blitz pelo local. Ao avistar os milicianos, os suspeitos tentaram fugir, mas logo atrás uma outra viatura da PM observou toda a cena suspeita e interferiu. Um pouco mais a frente, na Rua Miguel Prisco, os militares se aproximaram do Citroen C3 e realizaram a abordagem.
Durante a revista pessoal nos dois ocupantes, nada de irregular foi encontrado. Porém, no porta-luvas do carro os policiais acharam um revólver de calibre 38, cabo de madeira, com cinco cápsulas e a numeração raspada. Questionado sobre a procedência da arma, Sérgio Soares afirmou que havia comprado de um indivíduo, o qual não lembra o nome, no centro da cidade, ainda naquele dia. O valor teria sido R$300,00. Diante do crime, foi dada voz de prisão ao indiciado, que foi encaminhado pela polícia da Estância à Cadeia Pública de Santo André, de onde foi transferido para o Centro de Detenção Provisória de Mauá.
Dados divulgados pelo Ministério da Justiça em dezembro do ano passado apontam que o caso de Sérgio é mais comum do que se pensa.
Segundo o estudo, que foi produzido pela ONG Viva Rio em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), existem hoje cerca de 16 milhões de armas em circulação no Brasil, e quase metade delas são irregulares. São 7,6 milhões de unidades.
Além disso, uma outra questão foi revelada. De cada dez armas apreendidas com alguma irregularidade, oito são de fabricação brasileira.
“Isso desmente a falsa impressão de que a maioria das armas ilegais é de fabricação estrangeira”, afirma Antônio Rangel, diretor do Viva Rio.
Entre a porcentagem de armas fabricadas no exterior, 59,2% são dos Estados Unidos, conforme cadastro do Sistema Nacional de Armas (Sinarm). Entre os outros países estão a vizinha Argentina (16,7%), Espanha (6,9%), Alemanha (6,4%) e Bélgica (4,1%).
Esses números são refletidos em outros quadros, como os 34,3 mil homicídios ao ano, que colocam o Brasil como campeão mundial em mortes provocadas por armas de fogo.
Fonte: Folha Ribeirão
[…] This post was mentioned on Twitter by EncontraSP, R. Pires Notícias. R. Pires Notícias said: Após tentar fugir da polícia, homem é preso por porte ilegal de arma em Ribeirão Pires http://migre.me/3Nh62 […]